Logística Reversa Betim, Minas Gerais

Logística reversa em Betim. Conheça empresas e cursos em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes.

Expresso Mirassol Ltda
(31) 3511-0691
Estrada Contorno da Fiat 4350
Betim, Minas Gerais
 
Operadora de Logistica Ltda
(31) 3352-4747
Rua Andrômeda 1277
Contagem, Minas Gerais
 
Log Importacao Ltda
(31) 3394-6654
Via Vereador Joaquim Costa 1405 gp E
Contagem, Minas Gerais
 
Cooperservic Ltda Paletizacao e Strechamento
(31) 3353-7894
Rua 23 111
Contagem, Minas Gerais
 
Giovanna Spolier Transporte e Logistica Ltda
(31) 3395-3160
Rua Guará 140 ap 102
Contagem, Minas Gerais
 
Acs Logistica Ltda
(31) 3395-4048
Avenida João César de Oliveira 1104
Contagem, Minas Gerais
 
Vetor Locacao e Logistica Ltda
(31) 3333-4259
Rua Amélia Teixeira 50
Contagem, Minas Gerais
 
Cesa S/a
(31) 3394-6527
Via Vereador Joaquim Costa 1795
Contagem, Minas Gerais
 
Monteiro de Barros Logistica Ltda
(31) 3394-7678
Via Vereador Joaquim Costa 1795 gp 1
Contagem, Minas Gerais
 
Logitecnica Tecnologia Em Movimentacao de Cargas Ltda
(31) 3396-1613
Rua Rio Elba 150
Contagem, Minas Gerais
 

Artigo: Logística Reversa é a bola da vez

Artigo fornecido por:

Por Rodrigo Otaviano Vilaça - Presidente da Aslog - Associação Brasileira de Logística.


Cada vez mais, a logística, como um todo, é peça fundamental em todas as etapas de um negócio seja ele público ou privado. Se uma organização não a levar em conta, certamente perderá mercado. Na maioria das vezes, diferenças pequenas de valores aliadas a prazos de recebimento um pouco mais reduzidos fazem a grande diferença na forte concorrência. E sem o cálculo logístico não há como conseguir tais vantagens competitivas.

Em decorrência da relevância crescente da logística, surge um tema cada vez mais importante e, até, imprescindível, que a logística reversa. Ela também deve ser dimensionada desde a concepção do projeto pois influencia significativamente toda a cadeia econômica.

Em linhas gerais e de forma simplista, a logística reversa diz respeito a devolução de mercadorias. Ou seja, quando elas retornam do cliente final ao distribuidor ou indústria. Fundamentalmente, ela é aplicada em dois casos:

1) Produtos novos que não vieram de acordo com as especificações do cliente ou, até, que não caíram no seu gosto e, portanto, devem ser trocados ou devolvidos;

2) Mercadorias que já esgotaram a sua vida útil e precisam de uma destinação segura, correta e de forma sustentável.

Apesar do tema ser atual, é importante lembrarmos de quando, antes da embalagem descartável, trazíamos aos supermercados os vasilhames de vidro de bebidas para serem recicladas. Isto era logística reversa. Apesar de ser aplicada naquela época, seus conceitos, somente há pouco tempo, ganharam força.

Atualmente, com a forte preocupação que todos temos para a preservação de nosso planeta, a questão da reciclagem é vital. E ela faz parte do item 2 citado acima. Ou seja, os produtos que já estão obsoletos, sem condição de uso, devem ser transformados para que não precisemos utilizar recursos da natureza e, consequentemente, deixar o nosso planeta sustentável.

Nos EUA, por exemplo, de acordo com o Reverse Logistics Association, são gastos mais de US$ 750,00 bilhões com a logística reversa. Porém, estes números não devem ser analisados como gastos e sim como investimentos, já que a economia gerada pela prática desta modalidade logística é muito grande tanto em termos financeiros como em qualidade de vida.

Muitas empresas ainda não se atentaram a este crucial ponto. As que se preocupam lucram em vários setores: valorização da reputação e imagem, fidelização da clientela, auto-sustentabilidade, economia e descoberta de novos nichos de mercado, entre outros fatores de relevo.

A bem humorada expressão que relaciona lixo e luxo está cada vez mais correta. O lixo, com a reciclagem, pode transformar-se em produtos interessantes e rentáveis, sem esgotar os recursos naturais. Baterias de telefones celulares e pilhas, por exemplo, hoje, quando reciclados, podem se converter, entre outros, em tinta para pintura.

Muitas empresas, conscientes da fundamental importâ...

Clique aqui para ler este artigo em Mundo Logístico